quinta-feira, 14 de abril de 2011

Equipe Bem Estar Natal e a Realidade Virtual como Tratamento Terapeutico Ocupacional


Sabemos que hoje em dia os tratamentos com dispositivos tecnológicos, conhecidos também como “Tratamentos por Realidade virtual” é fato, e nós da Bem Estar Natal realizamos estes tratamentos mediante a necessidade do paciente e seu perfil, pois não são todos os indivíduos que gostam ou se adaptam a utilização deste recurso.
 
Os jogos de vídeo game que por muito tempo só serviram e eram vistos para diversão, hoje em dia tornam-se aliados de profissionais capacitados e pacientes que assim necessitam para beneficio da saúde e bem estar, contribuindo para recuperação de movimentos e também ajudam na estimulação cognitiva dos mesmos.

Para que jogos cheguem a ser utilizados nos pacientes, primeiramente o profissional da Terapia Ocupacional deve testá-los e ver se realmente será uma boa alternativa ao paciente que irá se submeter ao tratamento.

No primeiro momento, a impressão é de pura diversão e lazer, porém, o paciente que está “jogando” passa a ser acompanhado e analisado pelo profissional durante toda a sessão.

Na Terapia Ocupacional, a principio, o paciente é colocado em uma situação(jogo) que, de certa forma, simule movimentos de seu cotidiano, desta forma, ocorrendo o treino e/ou reabilitação através desse processo.

Na Revista ISTOÉ, publicada em 16 de março de 2011,(Nº2157), com a capa e tema “A Era da Medicina Avatar”. A repórter Rachel Costa na coluna “Medicina & Bem-estar" faz uma matéria bastante interessante abordando o assunto, onde relata os “Princípios Básicos” para esse tipo de terapia, ou seja, Imersão e Interação.

A primeira, imersão, faz a pessoa sentir-se parte do cenário, a segunda, interação, o paciente pode interagir com o ambiente das mais variadas formas.

Esse tratamento pode ser utilizado para transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, reabilitação cognitiva, reabilitação motora e controle da dor. A matéria finaliza com a visão futurista dos especialistas, apostando em uma intensa disseminação na medicina deste novo recurso. “Há novas descobertas a cada dia”, disse à ISTOÉ Greg Burdea, da Universidade de Rutgers (EUA) e criador do termo reabilitação virtual – hoje usado para tratar de todas as terapias com uso da tecnologia.




Luiz Gondim
Terapeuta Ocupacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário