sexta-feira, 8 de abril de 2011

Adaptação do ambiente em que vive o idoso

Barras nas paredes
   O espaço físico habitado é onde as coisas e pessoas se relacionam, por isso têm a capacidade de incentivar ou deprimir, de cuidar ou colocar em risco quem o utiliza. Uma casa adequada atende às necessidades dos indivíduos à medida que eles envelhecem.

Diante disso, nós, Terapeutas Ocupacionais, temos que oferecer a essa população cada vez maior e mais atuante na sociedade uma ambientação com mais segurança, adequações e conforto.

Com algumas medidas simples e modificações fáceis de serem executadas, podemos tornar nossos lares mais seguros e adaptados aos seus moradores.

1. A cama não deve ser muito alta. Deve ter uma altura entre 50 e 55 centímetros, para que a pessoa possa firmar bem os pés antes de se levantar.


2. Os interruptores precisam ficar ao alcance da pessoa na cama para que ela não tenha que se movimentar no escuro antes de acender a luz. 
3. O piso precisa ser antiderrapante e os tapetes fixos no chão. 
4. Barras de apoio no banheiro tanto no vaso como dentro do box são fundamentais para evitar queda.
5
. Os degraus devem ser substituídos por rampas de inclinação leve. Toda escada tem que ter corrimão e proteção antiderrapante e os beirais dos degraus devem ser pintados com cores berrantes, como laranja ou amarelo. O idoso deve ser orientado a descer as escadas de lado, sempre mantendo a mão mais firme no corrimão. 
6. As tomadas devem ficar na altura dos interruptores para evitar  que as pessoas tenham que se abaixar muito para alcançá-las.

7. Os móveis devem ser adaptados para serem de fácil alcance e devem ter os seus cantos arredondados. Mesas ou outros móveis que sejam muito utilizados como apoio devem ser fixados às paredes. A casa deve ter o mínimo de móveis possível, afim de que os espaços livres fiquem maiores. Os sofás devem ter braços largos para ajudar os movimentos de se levantar e se sentar.

8. Adapte as cadeiras. Todas devem ter braços laterais de apoio e encosto.

9. As prateleiras não devem ser nem muito altas ou baixas para evitar que a pessoa tenha que se esticar ou abaixar para pegar algo.

10. Adapte as maçanetas, se necessário. Todas devem ser de fácil manuseio, e as portas não devem ficar trancadas.

11. Ilumine bem todos os ambientes da casa
12. O ideal é que sempre haja alguém em casa, pois caso aconteça algo, ela poderá prestar ajuda.


Denise Macêdo 
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário