terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Conduzindo Miss Daisy e o Cuidado Com o Idoso


O primeiro post deste ano está em ritmo de férias, mas férias construtivas. Neste post estamos dando a dica de um filme bem antigo, que relata a forma de cuidar bem de um idoso. Agora é só pegar a pipoca e apreciar o filme.


As projeções feitas sobre o avanço do envelhecimento para as décadas que virão, dão conta de que os idosos necessitarão de uma maior e melhor rede de acompanhamento de pessoas e profissionais capacitados e habilitados para a função do cuidar.

Neste contexto de cuidado aos idosos, no fim dos anos 80, mas precisamente no ano de 1989 o diretor de cinema Bruce Beresford fez um filme de estilo comédia-dramática, intitulado “Conduzindo Miss Daisy” (Driving Miss Daisy) uma adaptação da peça teatral de Alfred Uhry. Este filme relata o relacionamento de amizade entre um motorista negro chamado Hoke (Morgan Freeman), que pouco a pouco percebe que não é só um motorista particular e sim um cuidador de idoso, com uma senhora idosa orgulhosa e preconceituosa Miss Daisy (Jessica Tandy).

O filme apresenta situações em que todo o cuidador de idosos deve enfocar: envelhecimento funcional; aquisição recíproca de confiança com uma pessoa mais velha; sinais de demência; respeito étnico-religioso de um ancião, além de outras. Por isso este filme é muito eficaz para a compreensão do cuidado ao idoso.

O cuidador é um profissional de fundamental importância, pois é ele quem tem o maior tempo de convivência com o idoso e por este motivo ele é imprescindível para informar aos outros profissionais da saúde, o desenvolvimento biofísicopatológico do idoso.


Caso você necessite das atribuições deste profissional, que tenha que lidar diretamente com o cuidar do seu idoso, procure uma empresa ou pessoa física de boa índole e com boas referências, não deixe o seu idoso nas mãos de qualquer pessoa.




Emmanoel Araújo
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário