terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desocupar-se Com Sucesso!


O cantor internacional Bruno Mars parece fazer muito sucesso com a idéia de simplesmente não fazer nada. A música com mais de duzentos milhões de visualizações no site You Tube é intitulada The Lazy Song, ou seja, A Música da Preguiça. Na letra ele enfatiza: Nothing at all (fazer - nada mesmo)! Fazer nada? Como assim? O mundo não pára...

Pois é, apesar de perecer, não é uma tarefa fácil ficar sem fazer nada, pensar em nada, descansar. Cada vez mais as pessoas apresentam dificuldade para relaxar e desligar-se um pouco diariamente. Não é a toa que a ansiedade é a origem de várias patologias na atualidade e que técnicas de relaxamento são cada vez mais buscadas por indivíduos incapazes de se desconectar do mundo em volta.

Os terapeutas ocupacionais são profissionais conhecedores da importância de equilibrar o desempenho nas atividades básicas diárias, de lazer, de trabalho e descanso. No entanto, ainda poucos profissionais da área atentam com cuidado para este papel. Pergunta aos terapeutas: quantos de nós, realmente, temos estudado o sono e o ócio com a mesma intensidade em que nos dedicamos ao estudo do fazer humano? Quantos terapeutas ocupacionais conhecemos especializados em Desocupação ou Descanso? Quantos de nós realmente conseguimos manter um tempo diário de descanso e de simplesmente não fazer nada?

Desafio você que lê agora a entrar neste site: http://www.nadismo.com.br/. Trata-se uma página voltada para testar sua capacidade de parar um pouco. Muitas vezes para conseguir relaxar é necessário seguir algumas dicas como planejar o momento e o local adequado, deixar um aviso de que não quer ser incomodado, desligar telefone, internet e por fim mergulhar em um pensamento despreocupado e vazio. Essas orientações, embora generalistas, podem servir de base para que você organize sua rotina de forma prazerosa.

Por fim, procure um terapeuta ocupacional, ele é o profissional habilitado para trabalhar com o desempenho ocupacional humano e capacitado para te orientar nas mudanças de rotinas necessárias para descansar com êxito.

Para saber mais sobre o assunto, leia o livro intitulado Ócio Criativo escrito por Domenico De Masi e disponível em:


Leidiane Queiroz
Terapeuta Ocupacional
Pós-Graduanda em Gerontologia

4 comentários:

  1. Leidiane, é tão bom ler posts como este, aliás você está de parabens pelo blog, visual, nome, enfim todo o conjunto imagético e conteúdo são de excelente qualidade. Que ótimo. Abraço grande, Gisleine Martin Philot
    Terapeuta Ocupacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisleine. Agradeço o comentário e os elogios. O blog não é meu, mas me sinto também parabenizada por também acreditar no trabalho dessa equipe super competente de terapeutas ocupacionais. Esperamos você no CONNTO desse ano que será aqui em Natal. Cordialmente, Lediane Queiroz

      Excluir
  2. Gisleine ficamos gratos pelos elogios ao nosso blog, a Leidiane Queiroz é uma das colaboradoras da Bem Estar no processo de construir uma esfera de compreensão da Terapia Ocupacional para a população brasileira. Desde já convidamos você a fazer parte também desta construção, enviando para nós textos sobre a acessibilidade, reabilitação, Terapia Ocupacional, dentre outros. Abraço, Emmanoel Araújo (Terapeuta Ocupacional)

    ResponderExcluir
  3. Emanuel, quero também parabenizá-lo pelo blog e a Leidiane pelo artigo! Também estou neste empenho pela Terapia Ocupacional, estão mencionados em um dos meus blog's ... Sucesso!
    b"Jú' ss...

    ResponderExcluir