terça-feira, 29 de março de 2011

Massoterapia

    Massagem: Palavra de origem grega que significa “amassar.
      
    Massoterapia é o conjunto de manobras e manipulações dos tecidos moles do corpo, realizadas harmoniosa e metodicamente com fins preventivos ou terapêuticos sobre os tecidos subcutâneo, muscular, vascular (linfático e sanguíneo) e sobre os sistemas nervoso e respiratório.

    A massoterapia envolve toques rítmicos e metódicos e a compressão dos músculos e tecidos conectivos através das mãos do terapeuta, com o benefício de aumentar a circulação, estimulando a drenagem venosa, aumentando o metabolismo do tecido muscular e elasticidade, promovendo relaxamento através do sistema parassimpático realçado e  atividade do sistema nervoso simpático reduzido.
      
    A massagem como recurso terapêutico tem sido vista como uma prática eficaz para alivio de dores e prevenção de doenças. Reconhecendo o ser humano na sua forma integral, tem como objetivo, tomar o indivíduo consciente do seu corpo, das suas tensões, da sua respiração e das suas cargas emocionais, como também melhorar a nutrição dos tecidos pelo aumento da circulação sanguínea e linfática além de outros benefícios físicos e emocionais.


    De forma específica à massagem:

    1melhora da imunidade: a estimulação da pele produz ativação dos linfócitos T no organismo segundo MONTAGU (1998,p.195)
    2tem efeito calmante:  de acordo com o mesmo autor, MONTAGU (1998, p.382) o toque terapêutico diminui a ansiedade aguda em pacientes hospitalizados em procedimentos pós-cirúrgicos; e PISANI (1985 p. 110) faz referência de que quando se atua sobre o sistema nervoso autônomo, acalmam-se as emoções.
    3reabsorve edemas: segundo LEDUC (2000, p.2) facilita a circulação de retorno onde esta se encontrar lenta ou estagnada e ainda segundo JACQUEMAY (2000, p. 21) reabsorve diversas toxinas e reativa a circulação de proteínas do meio intersticial.
    4 – reduz a estafa: de acordo com DOUGANS (2001, p. 41) ajuda a aliviar os efeitos do estresse como a hipertensão, úlceras, indigestão, doenças infecciosas, distúrbios gastrointestinais, insônia, dores de cabeças, ansiedade e depressão.
    5Libera endorfinas (proteínas com propriedade analgésica): ainda conforme o mesmo autor, DOUGANS (2001 p. 44), o toque estimula o cérebro a produção de endorfinas pela glândula pituitária.
                   
    Os efeitos adversos da massagem são poucos, e as contra indicações são designadas a evitar uma precipitação da queda na pressão sanguínea ou a expansão de substâncias prejudiciais nos fluídos corporais. Na técnica da massoterapia encontramos as neoplasias na maioria dos casos como contra-indicadas para a utilização da mesma, devido ao risco de expansão de células neoplásicas, podendo promover metástases através do aumento do fluxo linfático. No entanto em pacientes em que a doença se apresenta na fase terminal, o risco de expansão metastática se torna irrelevante comparado aos benefícios fisiológicos e os efeitos psicológicos da massagem, no qual apresenta um potencial positivo para melhora da função, alivio dos sintomas e contribuição para uma melhor  qualidade de vida.



    Alexandre Ferreira
    Terapeuta Ocupacional


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário