segunda-feira, 28 de março de 2011

Bandagem Funcional

    Muitas pessoas se perguntam o que realmente é, e para que serve uma bandagem funcional. Muitas vezes são associadas à bandagem com gesso, mas não é.
      
   Essas aplicações por bandagem são de origem oriental, mas bastante utilizada na Europa, aos poucos vêm sendo reconhecida aqui no Brasil, é bastante utilizada em atletas de diversas modalidades olímpicas e jogadores de futebol.

   A procura pela bandagem, na maioria das vezes é para alivio da dor e estabilização articular, porém, o uso através de algumas técnicas de aplicação pode ajudar nos combates a dores musculares, edemas, drenagem linfática e até mesmo sintomas de cólicas pré-menstruais. Seus princípios se baseiam na capacidade de regeneração natural do corpo e ainda proporciona total flexibilidade.
  
   A bandagem também age enviando informações sensoriais na região onde foi realizada sua aplicação. Trata-se, portanto, de uma técnica de bandagem adesiva não medicamentosa, que vem se expandido devido aos excelentes resultados que proporciona e é cada vez maior o número de profissionais que a utilizam.
    
   Existem diversas técnicas para realizar a bandagem funcional, cabe ao profissional escolher a melhor técnica para cada tipo de lesão e/ou prevenção para seu paciente.



Luiz Gondim
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário