segunda-feira, 28 de março de 2011

Adaptações de Objetos Pessoais e Domiciliar

Adaptação para computador

Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. “Qualquer peça equipamento, item, ou sistema de produtos, quando adquiridos comercialmente, modificado ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar as habilidades funcionais do indivíduo portador de incapacidade” (Technology – Related Assistance for individuals with Disabilities, 1988). 
Adaptação para alimentação
O objetivo da Tecnologia Assistiva é proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
O que é deficiência ? ? ? ? ?
Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano (DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999).
           Tecnologia Assistiva não salva vidas, nem reduz morbidade, simplesmente permite as pessoas portadoras de deficiências, seus familiares a terem uma vida mais satisfatória e com mais possibilidades.




Denise Macêdo
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário