domingo, 5 de junho de 2011

CORPOREIDADE: “ PROCESSO DE (RE)CONQUISTA DA SINGULARIDADE”

O sensível é o ser que me atinge no que tenho de mais secreto, o estado bruto ou selvagem (...), Merleau-Ponty (2004). A sensibilidade está diretamente interligada  com a subjetividade singular de cada indivíduo diferentemente da subjetividade capitalista (dominante) que acabamos por ser produto passivo do meio, replicadores de gestos, ações, palavras e idéias coletivas advindas da sociedade vivente. Acreditasse na importância de se buscar artifícios que encontrem outros territórios diferentes dos automatismos anestesiantes de coletividade,modificando a funcionalidade dos sentidos.
 
 A percepção está relacionada com a interpretação dos estímulos sensoriais. Quando instigamos e “incomodamos” o indivíduo a “ver” verdadeiramente o que está a sua volta e não somente “olhar”, estamos trabalhando a percepção, interpretando a nós mesmos, ao outro e ao espaço contextualizado, tendo a chance de responder de forma mais adaptativa ao meio. Percebendo (interpretando) esses estímulos, nos deparamos a todo instante com a construção e a (re)conquista da singularidade, tendo como benefícios dessa construção a autenticidade, confiança, segurança, entre outros.
Em circunstâncias comuns, as pessoas não prestam atenção às suas sensações corporais. Só costumam fazê-lo em  situações em que há urgência ou de uma dor extrema ou um intenso prazer as estimulam. É necessário entrar no processo de autoconhecimento pelo próprio corpo, ou seja, pela consciência corporal, inicialmente.

As ocupações têm um papel fundamental na produção corporal, elas acabam por moldar e organizar sua estruturação. Tudo que está a nossa volta é percebido através da sensopercepção, se o corpo é privado ou mesmo durante a vida não recebe estímulos no âmbito qualitativo, qual será o nível de desempenho ocupacional desse indivíduo? Acreditasse então na necessidade de um maior número e  qualidade de experiências vivenciadas para que haja um repertório rico em sensações e aprendizado através das percepções.

Ao aprender o contato consciente através da abordagem corporal, Vishnivetz apud Gerda Alexander (1987), acredita que os indivíduos que passam pelo processo de reconquista da singularidade através de vivências corporais, ficam mais atentos ao que faz e como o faz. E dessa maneira aprende a se cuidar e a dar-se conta do que significa manter sua saúde. Gradualmente, torna-se independente quanto aos cuidados pessoais, visto que confia na percepção de si mesma para saber o que está lhe acontecendo em certos momentos e como enfrentá-los quando for necessário encontrar uma solução.

Bem Estar Natal: 
(84) 3081-3912
(84) 9694-9632

Alexandre Ferreira
Terapeuta Ocupacional





 

Um comentário:

  1. O trabalho com o corpo é extremante significativo e importante. Pois tudo que nos acontece esta marcado no nosso corpo.

    ResponderExcluir