terça-feira, 24 de abril de 2012

Os Videogames Podem Promover Um Envelhecimento Saudável


O videogame está provando ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas de todas as idades a melhorarem o seu estilo de vida, hábitos de saúde e gerenciarem a sua doença. É o que diz recentes artigos publicados no Games for Health Journal – Research, Development and Clinical Applications.

As novas pesquisas mostram quais os benefícios significativos que os videogames estão fornecendo aos idosos, são eles: estimulação cognitiva, interação social, exercício físico, lazer e diversão. O editor chefe da revista Bill Ferguson, PhD. Fala que “Os videogames oferecem uma fuga da rotina... E podem melhorar o bem-estar de adultos idosos."

“Videogames oferecem uma boa alternativa para as formas tradicionais de exercício aeróbico” é o que diz Hanaah Marston, PhD e Stuart Smith, PhD, autores de mais um artigo publicado no jornal. E em um estudo feito em três países europeus – Espanha, Grécia e Holanda – os pesquisadores identificaram vários fatores que motivam o interesse no jogo pelas pessoas mais velhas, são eles: o aspecto social da experiência; o desafio que ele apresenta; a combinação de atividade cognitiva e física e a capacidade de adquirir habilidades especificas.

O uso do videogame hoje em dia não está mais vinculado ao que era remetido há alguns anos atrás, hoje esta tecnologia é uma ferramenta importantíssima para trabalhar aspectos sociais, físicos e mentais. Portanto quando for jogar videogame em algum momento, lembre-se que você está promovendo o seu envelhecimento. Mas, faça com moderação.



Emmanoel Araújo
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário