terça-feira, 3 de maio de 2011

Reminiscência é...

A Terapeuta Ocupacional Vanina Tereza mais uma vez colabora com nosso blog e conceitua o termo reminiscência e relaciona com o resgate do sujeito objetivando um melhor desempenho ocupacional.

Para uma melhor compreensão do que seja reminiscência, vamos conceituá-la, o significado refere a relembrar, recordar, capacidade de guardar e reconstituir idéias, conhecimentos, impressões adquiridos anteriormente, memória e sua função esta ligada a cognição.  No entanto, esta palavra também pode ser encontrada nos estudos de Platão, o filósofo a define como a busca do conhecimento e da justificativa. A idéia de Platão estava na discussão de como o ser humano via o mundo e como os conceitos das coisas se construíam.

Mas podemos então pensar, o que tem haver reminiscência com Platão?  Se formos refletir para recordar algo, temos que primeiro conhecer, por que somente lembramos daquilo que tivemos uma experiência prévia.

Como a Terapia Ocupacional trabalha com cotidiano, atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, trabalho e lazer, no sentido de desempenho ocupacional. A reminiscência é um aspecto importante de ser discutido, pois necessitamos lembrar o seqüenciamento das atividades que fazemos para termos resolutividade na vida. Como também o ato de relembrar favorece o resgate do sujeito para reconstruí-lo ou reescrever sua história, dar significação ou ressignificação de vida.  





Vanina Tereza Barbosa
Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário