segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reabilitação Cognitiva

   Segundo o Centro de Medicina do Idoso (2009) a Reabilitação Cognitiva é denominada como sendo o trabalho terapêutico com o objetivo de otimizar o funcionamento cerebral após a verificação de seu déficit previamente identificado por meio de instrumento avaliativo da cognição e visa amenizar o comprometimento já estabelecido e/ou lentificar sua progressão, e ainda prevenir, compensar e promover, de forma sistemática, competências neurocognitivas do idoso através da reaprendizagem, sobretudo das atividades de vida diária, que envolvam a memória, atenção, concentração e as demais funções cognitivas.

Estimulação em Grupo ao ar livre
     A Reabilitação Cognitiva é realizada tanto individualmente quanto em grupos, quando o atendimento é grupal este é realizado em oficinas cognitivas e é caracterizada como sendo uma experiência de construção coletiva de conhecimentos. E ainda pode ser caracterizada como grupos terapêuticos onde indivíduos idosos se reúnem para realizar exercícios cognitivos terapêuticos.

   


   As atividades realizadas na oficina cognitiva são aquelas que estimulem a orientação visual-espacial, consciência corporal, atenção, percepção, memória, raciocínio, formação de conceitos, funções executivas, expressão não-verbal, performance motora, criação de imagens mentais, etc. Para tanto podem ser utilizados recursos gráficos, áudios-visuais, jogos educativos e material didático variado, dependendo do objetivo previamente definido para atividade, essas atividades podem ser ainda, atividades construtivas, produtivas, expressivas. 

   Alguns estudiosos esclarecem que exercícios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos positivos sobre a memória, semelhante ao que ocorre com exercícios musculares realizados para manter a forma física, a atividade cerebral também deve ser realizada com freqüência, sempre procurando estimular os sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição bem como músicas, diferentes cores, cheiros e texturas. Esse exercício é definido como sendo “Fitness Cerebral”, que é capacidade de se manter um estado adequado de memória. 

     O Terapeuta Ocupacional utiliza a Reabilitação Cognitiva com o objetivo  de resgatar e estimular o idoso nas atividades cognitivas, atuar na organização do seu cotidiano e proporcionar qualidade de vida, e bem-estar social.

 Izabel Silva
Terapeuta Ocupacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário