sábado, 28 de maio de 2011

Práticas Integrativas e Complementares de Saúde

A Equipe Bem Estar Natal também disponibiliza de serviços complementares de saúde (PICS), os responsaveis de nossa equipe por estas práticas explicam um pouco melhor sobre essas técnicas.

PICS – Práticas Integrativas e Complementares de Saúde

Alexandre Ferreira / Izabel Silva
Práticas Integrativas e Complementares (PIC) são técnicas que visam atenção à saúde do indivíduo nas esferas da prevenção, tratamento ou cura, reconhecendo o ser integral (mente/corpo/espírito) e não um conjunto compartimentado,  abordando os aspectos físicos associados aos componentes psicológicos e psíquicos do ser. Elas são ainda conhecidas como medicina holística. Estão baseadas em algumas técnicas terapêuticas reconhecidas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde e que foram implantadas na rede de saúde pública.
  
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem estimulando a prática da Medicina Tradicional, Medicina Complementar e Alternativa nos sistemas de saúde de forma integrada às técnicas modernas da Medicina Ocidental e que em seu documento, Estratégia da OMS sobre Medicina Tradicional 2002/2005 preconiza o desenvolvimento de políticas de saúde observando os requisitos de segurança, de eficácia, de qualidade, de uso racional e de acesso (3,4,6). 

Entre as novas estratégias em busca dessa integralidade, o Ministério da Saúde, através da Portaria Ministerial Número 971/GM, de 03 de maio de 2006, aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, , apontado como principais práticas a Acupuntura, a Homeopatia, a Fitoterapia, o Termalismo e a Medicina Antroposófica, entre outras terapias de harmonização corpo e mente (3, 4, 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário