quinta-feira, 31 de março de 2011

Realidade Virtual

   A realidade virtual (RV) simula ambientes virtuais através de dispositivos eletrônicos, como se fossem ambientes da vida real. Esse novo tipo de tratamento tem recebido crescente atenção de pesquisadores e médicos que reconhecem os benefícios devido ao seu potencial terapêutico. 

É o caso dos novos videogames, chamado de 7ª geração (Nintendo® Wii, Microsoft® Xbox 360/ Kinect e Playstation® Move), onde os movimentos do paciente são captados por uma barra de sensor, ou câmera. Tais movimentos são semelhantes aos realizadas nas atividades de vida diária, facilitando a recuperação motora.

Esses movimentos são feitos por meio de jogos que geralmente simulam partidas de alguns esportes. Para executar bem as jogadas, o paciente precisa forçar alguns movimentos que provocam impactos positivos no organismo, fortalecendo a musculatura, facilitando a recuperação dos movimentos, estimulando a atividade cerebelar e aumentando a capacidade de concentração e equilíbrio, deixando de lado a dor física que muito atrapalha na realização das atividades realizadas no dia a dia, pois o paciente, ao “jogar”, ele tira o foco da dor, conseguindo realizar tal movimento.

   Tais dispositivos permitem ao paciente focalizar sua atenção sobre as atividades, deixando de lado os exercícios monótonos e repetitivos. Este método de reabilitação por jogos, oferece a possibilidade do paciente se propor a superar a si mesmo para conseguir melhores resultados nos jogos, o que conduzirá em maior envolvimento cognitivo. 

   Dentre as muitas possibilidades oferecidas pelo videogame, poderão ser utilizadas em pacientes para a recuperação de fraturas, lesões musculares e ligamentares ou tendíneas, em doenças neurológicas como hemiplegia, lesão medular, amputações, entre outros.

   O uso indevido ou o seu uso sem a supervisão de um especialista, poderá causar diversas complicações, tais como: tendinites em ombro, inflamação no cotovelo, rigidez muscular, lesões nos joelhos, punhos e demais articulações, síndrome do túnel do carpo, lombalgias e câimbras e outras. Dessa forma, é de extrema importância a presença de um profissional da saúde ao utilizar o videogame como forma de tratamento.






Fábio Galvão
Terapeuta Ocupacional

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa pessoal!!! Tá lindo o blog de vocês!!! E eu adorei a logo dos bonequinhos!!!

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  2. Essa é uma matéria que precisa entrar na mídia ultimamente. A chacina no Rio de Janeiro vai servir, novamente, para os ataques contra video games.

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  3. Parabens aos envolvidos nessa pesquisa, fico orgulhoso quando finalmente vejo alguem que mostra o lado positivo dos games. Um grande abraço Moacyr - Jogo Justo/Acigames

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