terça-feira, 28 de junho de 2011

Atendimento Domiciliar - Home Care

O atendimento domiciliar deriva do atendimento particular, proporcionando comodidade, exclusividade e segurança para qualquer pessoa, tanto para as que possuem dificuldade em sua mobilidade quanto para aquelas que preferem um atendimento mais exclusivo como uma alternativa para não enfrentar as dificuldades do trânsito de hoje em dia.

A Terapia Ocupacional estimula a promoção da autonomia e independência através das Atividades de Vida Diária quer sejam elas básicas (higiene, alimentação, vestuário e locomoção), de lazer, instrumentais ou práticas, otimizando o gerenciamento da vida do paciente/cliente relacionando o meio em que ele vive, promovendo, prevenindo e mantendo a saúde, a qualidade de vida e o seu bem estar.

A Bem Estar Natal, sendo uma equipe de terapeutas ocupacionais, permite a constituição de um novo cotidiano, promovendo a independência funcional no seu dia a dia. O atendimento realizado pelo terapeuta ocupacional da Bem Estar em domicílio, apresenta vantagens para o paciente/cliente e sua família. Onde ele ao ser tratado nas acomodações e no aconchego de seu lar, em sua privacidade, será estimulado a uma melhor interação e comprometimento em seu tratamento, recuperando a sua saúde em um menor prazo possível (estudos comprovam que a recuperação pode ser mais rápida com o tratamento domiciliar).

O terapeuta ocupacional da Bem Estar orienta, estimula, treina, supervisiona e analisa o paciente/cliente em suas atividades, sempre visando às características motoras, sensoriais, perceptivas, funcionais, emocionais e sociais do individuo. Ele também adapta utensílios e instrumentos que serão necessários na utilização de várias atividades significativas, além da adaptação do mobiliário e do espaço físico do domiciliar.



Emmanoel Araujo
Terapeuta Ocupacional

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ação Bem Estar Natal na ABCMI

A Equipe Bem Estar foi convidada no dia 08.06 pela ABCMI (Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade) para coordenar parte das atividades desenvolvidas no dia  de comemoração dos aniversarientes dos meses de abril, maio e junho. Na ocasião foi apresentado os serviços da Bem Estar Natal além de atividades corporais de Alongamento, Percepção e dança, no qual foram trabalhadas as áreas de desempenho das atividades de vida diária, de manutenção da saúde e socialização e atividade de lazer dos idosos presentes, em uma tarde agradável e significativa.

Toda a Equipe Bem Estar Natal, agradece ao convite e confiança depositados pela direção da Instituição e os demais associados.

Confira no mural abaixo algumas fotos.


Clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matéria do Conexão Viver Bem com Participação da Bem Estar Natal

A Bem Estar Natal esteve presente no evento (Conexão Viver Bem) promovido pelo Programa Viver Bem no Parque da Cidade, onde os colaboradores do programa puderam estar oferecendo um momento de qualidade de vida a população que alí estava.

Confira no video abaixo.




O Programa Viver Bem vai ao ar todo sábado, as 09hs da manhã.
Tv Ponta Negra - SBT/Natal

Bem Estar Natal:
Cel.Tim: (84) 9694-9632
Tel.Fixo: (84) 3081-3912

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bem Estar Natal Associa-se a ACIGAMES

A Bem Estar Natal foi convidada para fazer parte do quadro de associados da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games), uma associação criada com a finalidade de representar e regulamentar a indústria e comércio dos jogos eletrônicos e incentivar culturalmente a área dos games no Brasil. A partir desta filiação a Bem Estar Natal pretende apresentar os beneficios da Reabilitação Virtual (videogames) utilizados pela Terapia Ocupacional como faciltadora do processo de reabilitação.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Um Panorama da Saúde Mental no Brasil e a busca pelo bem estar mental

A Terapeuta Ocupacional e também colaboradora do blog Bem Estar Natal, Leidiane Queiroz, fala um pouco da realidade da saúde mental em hospitais psiquiátricos, realidade essa, que a mesma trabalha e conhece muito bem no seu dia-dia.

Falar de Saúde Mental hoje é falar de uma atenção voltada para o usuário de forma integral dentro de um modelo biopsicossocial. Os hospitais psiquiátricos e o antigo modelo de assistência já não atendem mais as demandas desta clientela por diversas razões. Houve mudanças no perfil dos usuários onde agora há um crescente aumento da população dependente de Crack e outras drogas, além de evolução nas formas de se conduzir os tratamentos.

Em decorrência dos movimentos sociais foi possível a construção e existência de políticas públicas baseadas nos conceitos da reforma psiquiátrica. Ultimamente encontra-se entre as prioridades do Governo Federal a Atenção (e não mais apenas assistência) voltada para a Saúde Mental dos brasileiros, enfatizando políticas de combate ao Crack. Evidentemente, a ações em Saúde Mental no Brasil ainda necessitam avançar muito, pois em contrapartida ao movimento de reforma e contra a própria Política de Saúde Mental há um movimento contrário que defende as antigas formas de tratamento pautadas no internamento hospitalar como melhor forma de atender a pessoa com doença mental. Neste jogo de interesses, é preciso antes de tudo ter uma sensibilidade acurada para poder compreender o que se passa com o sujeito para só então poder entender a necessidade de romper com antigas práticas.  

No antigo modelo, o Hospitalocêntrico, o sujeito se colocava como paciente, especialmente passivo, condenado a romper com seu cotidiano, com seus vínculos, com sua vida e condenado a passar dias esquecido nas gigantes alas do manicômio. E era assim esse círculo vicioso: crise, internamento, rompimento social e cotidiano, controle da crise e muitas vezes o controle da voz e da vez, retorno ao convívio da família ou não, situação de desamparo na rede, controle medicamentoso, crise, internamento, rompimento social e cotidiano... 

O novo modelo de saúde mental aponta para uma quebra deste círculo vicioso que ia cada vez mais minando a autonomia do usuário e amontoando residentes em hospitais. Agora é preciso cuidar integralmente desde a primeira crise. São novos serviços: Centros de Atenção Psicossociais – CAPS, Núcleos de Atenção a Saúde da Família, Consultórios de Rua, Leitos em Hospitais Gerais, fortalecimento da rede de atenção básica, compactuação com a rede intersetorial.  

Nessa fase de transição ainda não é possível pensar em políticas voltadas especificamente para a promoção da Saúde Mental e pouco é feito na prevenção. Acredito ser esta a estratégia necessária para oferecer um serviço ampliado. Devemos, portanto, encontrar maneiras de cuidar de vez da nossa mente assim como muitas vezes cuidamos do nosso corpo. Necessitamos de programas de saúde, cultura, cidadania e lazer voltados para promoção e prevenção de doenças mentais.





Leidiane F. Queiroz
Terapeuta Ocupacional
Diretora Científica e Cultural - ATORN
Membro da ABRATO
Integrante da Comissão de Saúde Funcional do CREFITO 1

Profissionais da Bem Estar falam do tratamento com videogame para turma de T.O da UnP


Nesta quarta-feira (08/06), profissionais da Equipe Bem Estar Natal foram a Universidade Potiguar-UnP, a convite da professora Caroline Sousa, mostrar um pouco do trabalho terapeutico realizado com o Wii, proporcionando aos alunos de forma prática a relacionar os movimentos utilizados no jogo, com os movimentos músculo-esquelético exercidos pelo corpo.

Ps.: Acredito que seria uma otima forma de ensino, levando um novo recurso para dentro da sala de aula. 

Parabenizo e agradeço em nome da Equipe Bem Estar Natal a Terapeuta Ocupacional/ Professora Caroline Sousa pelo convite.


Confira na imagem abaixo a apresentação:

Clique na imagem

domingo, 5 de junho de 2011

CORPOREIDADE: “ PROCESSO DE (RE)CONQUISTA DA SINGULARIDADE”

O sensível é o ser que me atinge no que tenho de mais secreto, o estado bruto ou selvagem (...), Merleau-Ponty (2004). A sensibilidade está diretamente interligada  com a subjetividade singular de cada indivíduo diferentemente da subjetividade capitalista (dominante) que acabamos por ser produto passivo do meio, replicadores de gestos, ações, palavras e idéias coletivas advindas da sociedade vivente. Acreditasse na importância de se buscar artifícios que encontrem outros territórios diferentes dos automatismos anestesiantes de coletividade,modificando a funcionalidade dos sentidos.
 
 A percepção está relacionada com a interpretação dos estímulos sensoriais. Quando instigamos e “incomodamos” o indivíduo a “ver” verdadeiramente o que está a sua volta e não somente “olhar”, estamos trabalhando a percepção, interpretando a nós mesmos, ao outro e ao espaço contextualizado, tendo a chance de responder de forma mais adaptativa ao meio. Percebendo (interpretando) esses estímulos, nos deparamos a todo instante com a construção e a (re)conquista da singularidade, tendo como benefícios dessa construção a autenticidade, confiança, segurança, entre outros.
Em circunstâncias comuns, as pessoas não prestam atenção às suas sensações corporais. Só costumam fazê-lo em  situações em que há urgência ou de uma dor extrema ou um intenso prazer as estimulam. É necessário entrar no processo de autoconhecimento pelo próprio corpo, ou seja, pela consciência corporal, inicialmente.

As ocupações têm um papel fundamental na produção corporal, elas acabam por moldar e organizar sua estruturação. Tudo que está a nossa volta é percebido através da sensopercepção, se o corpo é privado ou mesmo durante a vida não recebe estímulos no âmbito qualitativo, qual será o nível de desempenho ocupacional desse indivíduo? Acreditasse então na necessidade de um maior número e  qualidade de experiências vivenciadas para que haja um repertório rico em sensações e aprendizado através das percepções.

Ao aprender o contato consciente através da abordagem corporal, Vishnivetz apud Gerda Alexander (1987), acredita que os indivíduos que passam pelo processo de reconquista da singularidade através de vivências corporais, ficam mais atentos ao que faz e como o faz. E dessa maneira aprende a se cuidar e a dar-se conta do que significa manter sua saúde. Gradualmente, torna-se independente quanto aos cuidados pessoais, visto que confia na percepção de si mesma para saber o que está lhe acontecendo em certos momentos e como enfrentá-los quando for necessário encontrar uma solução.

Bem Estar Natal: 
(84) 3081-3912
(84) 9694-9632

Alexandre Ferreira
Terapeuta Ocupacional