quinta-feira, 31 de março de 2011

Realidade Virtual

   A realidade virtual (RV) simula ambientes virtuais através de dispositivos eletrônicos, como se fossem ambientes da vida real. Esse novo tipo de tratamento tem recebido crescente atenção de pesquisadores e médicos que reconhecem os benefícios devido ao seu potencial terapêutico. 

É o caso dos novos videogames, chamado de 7ª geração (Nintendo® Wii, Microsoft® Xbox 360/ Kinect e Playstation® Move), onde os movimentos do paciente são captados por uma barra de sensor, ou câmera. Tais movimentos são semelhantes aos realizadas nas atividades de vida diária, facilitando a recuperação motora.

Esses movimentos são feitos por meio de jogos que geralmente simulam partidas de alguns esportes. Para executar bem as jogadas, o paciente precisa forçar alguns movimentos que provocam impactos positivos no organismo, fortalecendo a musculatura, facilitando a recuperação dos movimentos, estimulando a atividade cerebelar e aumentando a capacidade de concentração e equilíbrio, deixando de lado a dor física que muito atrapalha na realização das atividades realizadas no dia a dia, pois o paciente, ao “jogar”, ele tira o foco da dor, conseguindo realizar tal movimento.

   Tais dispositivos permitem ao paciente focalizar sua atenção sobre as atividades, deixando de lado os exercícios monótonos e repetitivos. Este método de reabilitação por jogos, oferece a possibilidade do paciente se propor a superar a si mesmo para conseguir melhores resultados nos jogos, o que conduzirá em maior envolvimento cognitivo. 

   Dentre as muitas possibilidades oferecidas pelo videogame, poderão ser utilizadas em pacientes para a recuperação de fraturas, lesões musculares e ligamentares ou tendíneas, em doenças neurológicas como hemiplegia, lesão medular, amputações, entre outros.

   O uso indevido ou o seu uso sem a supervisão de um especialista, poderá causar diversas complicações, tais como: tendinites em ombro, inflamação no cotovelo, rigidez muscular, lesões nos joelhos, punhos e demais articulações, síndrome do túnel do carpo, lombalgias e câimbras e outras. Dessa forma, é de extrema importância a presença de um profissional da saúde ao utilizar o videogame como forma de tratamento.






Fábio Galvão
Terapeuta Ocupacional

terça-feira, 29 de março de 2011

Massoterapia

    Massagem: Palavra de origem grega que significa “amassar.
      
    Massoterapia é o conjunto de manobras e manipulações dos tecidos moles do corpo, realizadas harmoniosa e metodicamente com fins preventivos ou terapêuticos sobre os tecidos subcutâneo, muscular, vascular (linfático e sanguíneo) e sobre os sistemas nervoso e respiratório.

    A massoterapia envolve toques rítmicos e metódicos e a compressão dos músculos e tecidos conectivos através das mãos do terapeuta, com o benefício de aumentar a circulação, estimulando a drenagem venosa, aumentando o metabolismo do tecido muscular e elasticidade, promovendo relaxamento através do sistema parassimpático realçado e  atividade do sistema nervoso simpático reduzido.
      
    A massagem como recurso terapêutico tem sido vista como uma prática eficaz para alivio de dores e prevenção de doenças. Reconhecendo o ser humano na sua forma integral, tem como objetivo, tomar o indivíduo consciente do seu corpo, das suas tensões, da sua respiração e das suas cargas emocionais, como também melhorar a nutrição dos tecidos pelo aumento da circulação sanguínea e linfática além de outros benefícios físicos e emocionais.


    De forma específica à massagem:

    1melhora da imunidade: a estimulação da pele produz ativação dos linfócitos T no organismo segundo MONTAGU (1998,p.195)
    2tem efeito calmante:  de acordo com o mesmo autor, MONTAGU (1998, p.382) o toque terapêutico diminui a ansiedade aguda em pacientes hospitalizados em procedimentos pós-cirúrgicos; e PISANI (1985 p. 110) faz referência de que quando se atua sobre o sistema nervoso autônomo, acalmam-se as emoções.
    3reabsorve edemas: segundo LEDUC (2000, p.2) facilita a circulação de retorno onde esta se encontrar lenta ou estagnada e ainda segundo JACQUEMAY (2000, p. 21) reabsorve diversas toxinas e reativa a circulação de proteínas do meio intersticial.
    4 – reduz a estafa: de acordo com DOUGANS (2001, p. 41) ajuda a aliviar os efeitos do estresse como a hipertensão, úlceras, indigestão, doenças infecciosas, distúrbios gastrointestinais, insônia, dores de cabeças, ansiedade e depressão.
    5Libera endorfinas (proteínas com propriedade analgésica): ainda conforme o mesmo autor, DOUGANS (2001 p. 44), o toque estimula o cérebro a produção de endorfinas pela glândula pituitária.
                   
    Os efeitos adversos da massagem são poucos, e as contra indicações são designadas a evitar uma precipitação da queda na pressão sanguínea ou a expansão de substâncias prejudiciais nos fluídos corporais. Na técnica da massoterapia encontramos as neoplasias na maioria dos casos como contra-indicadas para a utilização da mesma, devido ao risco de expansão de células neoplásicas, podendo promover metástases através do aumento do fluxo linfático. No entanto em pacientes em que a doença se apresenta na fase terminal, o risco de expansão metastática se torna irrelevante comparado aos benefícios fisiológicos e os efeitos psicológicos da massagem, no qual apresenta um potencial positivo para melhora da função, alivio dos sintomas e contribuição para uma melhor  qualidade de vida.



    Alexandre Ferreira
    Terapeuta Ocupacional


    segunda-feira, 28 de março de 2011

    Bandagem Funcional

        Muitas pessoas se perguntam o que realmente é, e para que serve uma bandagem funcional. Muitas vezes são associadas à bandagem com gesso, mas não é.
          
       Essas aplicações por bandagem são de origem oriental, mas bastante utilizada na Europa, aos poucos vêm sendo reconhecida aqui no Brasil, é bastante utilizada em atletas de diversas modalidades olímpicas e jogadores de futebol.

       A procura pela bandagem, na maioria das vezes é para alivio da dor e estabilização articular, porém, o uso através de algumas técnicas de aplicação pode ajudar nos combates a dores musculares, edemas, drenagem linfática e até mesmo sintomas de cólicas pré-menstruais. Seus princípios se baseiam na capacidade de regeneração natural do corpo e ainda proporciona total flexibilidade.
      
       A bandagem também age enviando informações sensoriais na região onde foi realizada sua aplicação. Trata-se, portanto, de uma técnica de bandagem adesiva não medicamentosa, que vem se expandido devido aos excelentes resultados que proporciona e é cada vez maior o número de profissionais que a utilizam.
        
       Existem diversas técnicas para realizar a bandagem funcional, cabe ao profissional escolher a melhor técnica para cada tipo de lesão e/ou prevenção para seu paciente.



    Luiz Gondim
    Terapeuta Ocupacional

    Abordagem Corporal

    Abordagem Corporal
                
                  O corpo é uma unidade orgânica, que expressa toda a experiência existencial humana. A aparência física, os movimentos do corpo e outras atitudes corporais desempenham um papel importante na nossa comunicação e no nosso relacionamento social, por exprimirem uma parte de nós e poderem ser percebidos por outras pessoas.
       Sendo assim a  abordagem corporal vem corroborar na busca de motivar o indivíduo a autopercepção de tensões físicas e emocionais, contato com a própria respiração, com sentimentos e emoções reprimidos, proporciona amplitude de movimentos, relaxamento e autocuidado.
              
       Desta forma, é possível salientar a importância da intervenção do Terapeuta Ocupacional por meio de atividades  que auxiliem o paciente a experimentar novas formas de ser, sua representação corporal e de se relacionar com objetos, pessoas e consigo mesmo resgatando seus papéis ocupacionais e suas potencialidades.



                                                                                                                                           
    Alexandre Ferreira
    Terapeuta Ocupacional

    Adaptações de Objetos Pessoais e Domiciliar

    Adaptação para computador

    Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão. “Qualquer peça equipamento, item, ou sistema de produtos, quando adquiridos comercialmente, modificado ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar as habilidades funcionais do indivíduo portador de incapacidade” (Technology – Related Assistance for individuals with Disabilities, 1988). 
    Adaptação para alimentação
    O objetivo da Tecnologia Assistiva é proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
    O que é deficiência ? ? ? ? ?
    Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano (DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999).
               Tecnologia Assistiva não salva vidas, nem reduz morbidade, simplesmente permite as pessoas portadoras de deficiências, seus familiares a terem uma vida mais satisfatória e com mais possibilidades.




    Denise Macêdo
    Terapeuta Ocupacional

    Acupuntura Auricular

    A auriculoterapia, assim como a acupuntura, é parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa. Embora existam evidências de sua utilização por diversos povos desde a antiguidade, foi na China que se deu seu maior desenvolvimento, a partir da relação do pavilhão auricular com os demais órgãos e regiões do corpo.
    Aplicações com agulhas
    Através da Auriculoterapia podemos avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem.As orelhas possuem pontos ou áreas de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas por um pequeno esparadrapo, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura.
    Aplicações com sementes
    Para a sua aplicação temos como base a avaliação clínica através da entrevista, exames complementares e laboratoriais e também de uma avaliação auricular pela observação da presença alguns sinais e a palpação direta e a pela condutividade elétrica das áreas através de aparelhos específicos.
    Também pode ser utilizado para analgesia em crises agudas em todos os tipos de dores, especialmente das dores do aparelho locomotor, o que a torna uma excelente técnica complementar para estes problemas.
    Temos então uma modalidade terapêutica totalmente natural e com resultados bastante rápidos, possibilitando em alguns casos, a diminuição significativa da necessidade de terapêuticas medicamentosas.                    

     

     
    Alessandra Moreira
    Terapeuta Ocupacional

    sábado, 19 de março de 2011

    Empresa BEM ESTAR - Reabilitação & Qualidade de Vida

    Empresa de reabilitação com atendimento clínico, condominial e residencial, formada por profissionais da saúde qualificados e habilitados, tendo como responsabilidade social oferecer a prestação de serviço a comunidade, analisando e promovendo a vida ocupacional dos nossos clientes em seus diferentes aspectos, proporcionando Saúde, Qualidade de Vida e Bem Estar.

    BENEFÍCIOS E OBJETIVOS
    • Prevenir incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento;
    • Recuperação da independência funcional;
    • Reforçar vínculos familiares e comunitários;
    • Preservar o máximo da autonomia;
    • Orientação familiar;
    • Promover Bem Estar e Qualidade de Vida.

    SERVIÇOS

    ·          Atendimento residencial/condomínios (individual ou em grupo);
    ·          Reabilitação Cognitiva;
    ·          Adaptações de objetos pessoais e domiciliar;
    ·          Bandagem funcional;
    ·          Acupuntura auricular;
    ·          Massoterapia;
    ·          Abordagem corporal;
    ·          Realidade virtual (Reabilitação Virtual).


    Nossos atendimentos permitem que nossos clientes desenvolvam habilidades que possibilitem o seu desempenho ocupacional


    PÚBLICO ALVO

    Pessoas acometidas ou que apresentam sequelas destas ou outras patologias:  
    ·          Acidente Vascular Encefálico (AVE)
    ·          Parkinson
    ·          Alzheimer ou outras demências
    ·          Doenças reumáticas e artríticas
    ·          Doenças crônico degenerativas (diabetes, neoplasias e outras)
    ·          Doenças cardiorrespiratórias
    ·          Intervenções cirúrgicas por fraturas
    ·          Sobrepeso e Obesidade
    ·          Quedas;



    A Terapia Ocupacional
    pode promover o seu bem estar. quer saber como?


    Quando a Depressão dificulta à participação e o cumprimento das atividades cotidianas e as “coisas” começam a perder o sentido;
    Quando a Memória “falha” devido o processo do envelhecimento;
    Quando o Stress atrapalha o desempenho e o comportamento no trabalho e em casa;
    Quando um Derrame impede a pessoa de realizar uma simples tarefa do dia a dia, como escovar os dentes;
    Quando uma Pessoa com Necessidades Especiais precisa expandir a sua participação e seu desempenho em vários domínios do bem estar;
    Quando uma Dor física ou Acidente inviabiliza os movimentos de algum segmento corporal;

    O profissional terapeuta ocupacional, avalia, prioriza, cria e reorganiza rotinas que estimulam a recuperação, [Re]habilitando pessoas para as suas “antigas” e novas atividades.

    A Terapia Ocupacional é fundamentada na compreensão de que o envolvimento em ocupações, estrutura a vida cotidiana e contribui para a saúde e para o bem-estar.


    PARCERIAS

    Nossa equipe tem parcerias com outros profissionais de saúde como: médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros.

    Entre em contato conosco para obter mais informações sobre os nossos pacotes promocionais.

    Email: bem.estar@live.com